sábado, 12 de março de 2011

Sentar, olhar e pensar.

Sentar e olhar o campo. Sentar e olhar o mar.
Sentar e ouvir histórias. Sentar e aprender sobre agroecologia. Sentar e aprender a desenhar flores num papel. Sentar e segurar uma linha vermelha que te une a outras pessoas, criando uma teia, criando uma unidade. Ganhar um filtro de sonhos, da mesma linha vermelha.

 
Sentar e Pensar.

Sentar e sentir. Deitar. Tapar os olhos. Sentir. Chorar. Acordar.


Olhar em volta e se ver. Ver o outro. Olhar a sua volta e se indignar com a naturalização da desigualdade. Olhar em volta e ver tantas realidades.


Olhar o campo. Pensar na imensidão verde, respirar fundo e admirar a beleza, sentir uma paz.
 Olhar o campo. Pensar que a imensidão é pasto, respirar fundo e admirar a beleza dos barracos, sentir uma revolta.


Olhar o campo. Pensar em quantas famílias moram ali. Lembrar que apenas existia um dono. Olhar o campo. Pensar que temos donos. Dono do que eu como. Dono do que eu visto. Dono de mim.
 Dono da química. Dono da ciência. Dono da agua. Dono da gente.


Sentar e pensar.


Olhar o mar. Pensar no brilho da agua, sentir os grãos de areia na sua pele. Sentir uma paz. Olhar o mar. Pensar em mim, pensar nas contradições do mundo, pensar nas minhas contradições.


Olhar o mar. Pensar nas pessoas com seus belos sorrisos e carros. Olhar no relógio pra lembrar da hora de voltar ao trabalho. Pensar que isso desgasta. Pensar que isso nos tira o sorriso. Pensar que é isso que nos deixar ir olhar o mar.


Pensar que chegou a hora, sem saber que horas são nem que dia é hoje. Pensar no que eu sou e em quem eu quero ser. Pensar no campo e no mar. Pensar nas duas realidades. Pensar em qual realidade eu quero estar. Pensar em como pagar pelo pão. Pensar em como mudar o mundo.


Pensar que escolher algo significa não escolher outras coisas. Pensar que ir embora dói. Pensar que conhecer pessoas novas nos fazer crescer. Lembrar que sempre deixamos partes nós nos cantos que passamos.


Pensar no calor embaixo da lona. Pensar no frescor da agua gelada. Pensar em carregar baldes pra ter agua contaminada. Pensar em fazer mestrado. Pensar em lutar.

Pensar se vale mais pensar ou se vale mais fazer.


Se fazer vale mais que pensar, como faço pra fazer?


Sentar e olhar o céu.
Levantar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário